segunda-feira, 13 de abril de 2009

PALESTRAS MOTIVACIONAIS COM MARCIO VILLAR











“A dor e o incômodo são passageiros, mas o orgulho é eterno”


“Vencendo os limites, a história do ultramaratonista Márcio Villar” narra a trajetória de Márcio Villar do Amaral, o primeiro brasileiro a completar os 217 Km da temida Arrowhead - prova realizada no estado de Minnesota, Estados Unidos, sob as mais difíceis condições, numa temperatura que chega a 40º abaixo de zero - e, o único atleta do mundo a cruzar a linha de chegada de todas as provas do “BAD135 World Cup”, o principal circuito de ultramaratonas do mundo.

No final de 2002, Márcio era mais um chefe de família carioca acorrentado ao sedentarismo. Já passando dos 90 Kg, mal conseguia subir o degrau do ônibus na volta do trabalho para casa, olhava-se no espelho e não se reconhecia, sentia-se o próprio retrato da decadência. Concluiu que a vida que levava não era a que merecia viver; decidiu mudar. Abandonou a comida de má qualidade que engolia a toda hora, substituindo-a por uma alimentação equilibrada e, para ajudar na perda dos quilos a mais, começou a correr. Com uma passada a cada dia, foi tomando gosto pelo exercício diário e despretensiosamente inscreveu-se numa corrida de rua. Com esforço, conseguiu completar os 10 Km do trajeto. Porém, em pouco tempo sua luta não era apenas pelo término das provas e sim pelo primeiro lugar no pódio. Tendo definitivamente sepultado os dias de obesidade, magro e rejuvenescido, ampliou o circuito de competições. O Rio de Janeiro tornou-se pequeno para o seu ritmo. Aventurou-se em provas pelos quatro cantos do Brasil, sempre voltando para casa com um troféu na bagagem. Em algumas das competições, arriscou sua vida, como em 2008, na Jungle Marathon, onde no meio da floresta amazônica deparou com escorpiões, jacarés e até uma onça pintada. Sem falar no seu maior desafio, a Arrowhead, esta, nos Estados Unidos, onde na primeira vez em que participou, ainda com equipamento inadequado, quase teve os pés amputados e foi forçado a desistir. Fato que só lhe fez aumentar sua obstinação para um ano depois voltar e finalmente vencer mais este desafio.
Será mostrada a reação diante dos mais inacreditáveis desafios e a alegria por cada prova completada. Porém, mais do que uma palestra de esportes, “Vencendo os limites” é uma belíssima lição de vida, prova inquestionável de que não existe o impossível, que qualquer ser humano detém o poder de modificar seu destino, derrotando o conformismo e a acomodação. Vencendo os limites.
Palestras, entrar em contato com o e-mail marciovillar@bol.com.br




2 comentários:

Unknown disse...

Amigo Marcio.. es um Humano como poucos, sou teu fã. abraços

Jorge Cerqueira disse...

LHE DESEJO BOA SORTE NAS SUAS NOVAS CONQUISTAS E PALESTRAS MOTIVACIONAIS.

UM ABRAÇO,

JORGE CERQUEIRA